• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Twitter orkut Face Book identi.ca

João Pessoa - Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte
de 20 a 23 de julho de 2011

V Encontro de Software Livre da Paraíba

Início Palestrantes Palestrantes

- Palestrantes

Izabel Cerqueira Valverde

Izabel Cerqueira Valverde

Palestrante

Izabel Cerqueira Valverde, atua na disseminação dos projetos livres openSUSE e GNOME. Na equipe de marketing internacional do openSUSE, na organização da openSUSE Conference e editora no news.opensuse.org. Com GNOME como embaixadora na divulgação do projeto e participação no
GNOME Women.
Atualmente exerce a função de Coordenadora de Desenvolvimento na GoNow.

Carlos Machado

Carlos Machado

Palestrante

Carlos Machado formou-se em computação e começou um mestrado na área. Tem se dedicado a treinar, traduzir, e fazer eventos há uns 10 anos, e codar um pouquinho há pouco mais de 5.

Por cerca de 3 anos, Machado trabalhou na secretaria do CISL(Comitê de Software Livre do Governo Federal) Tem uma pequena coleção de rádios de transistores estado sólido das primeiras gerações e tentar ser legal e atencioso quando não está no computador.

 

 

André Luis Boni Déo (André Déo)

André Luis Boni Déo (André Déo)

Palestrante

André Luis Boni Déo é Bacharel em Sistemas de Informação, com Especialização em Redes de Computadores, atualmente é Administrador de Redes no Gabinete do Reitor da Unicamp e Professor Universitário na Faculdade Policamp, usuário de Linux desde 2002 (Slackware e CentOS), seus interesses incluem Software Livre, SNMP, Gerência de Redes, Videogames, Séries e Filmes.

É autor e revisor de artigos para a Revista Espírito Livre ( http://revista.espiritolivre.org ), fundador da comunidade Zabbix Brasil ( http://zabbixbrasil.org ) e membro da equipe FLISOL Campinas ( http://www.flisolcampinas.org ).

Aécio dos Santos Pires

Aécio dos Santos Pires

Palestrante

Aécio dos Santos Pires é graduado em Redes de Computadores pelo IFPB (2009) e cursa especialização em Segurança da Informação pela faculdade iDEZ. Atualmente é administrador de software da Dynavideo, uma empresa que atua com foco em aplicações avançadas em Gerenciamento de Ativos Digitais, TV Digital e soluções desafiadoras. É autor e revisor de artigos para a Revista Espírito Livre ( http://revista.espiritolivre.org ), pesquisador da comunidade Zabbix Brasil ( http://zabbixbrasil.org ) e colobarador do projeto Elua ( http://www.eluaproject.net ).


Movido pelo prazer nos estudos e na colaboração voluntária, participou de outros projetos de Software Livre, entre eles: INCLUD ( http://goo.gl/8nTVi ), TCOS ( http://tcosproject.org ), TCOS Brasil ( http://br.tcosproject.org ), PHP-PB e Núcleo de Comunicação Digital - IFPB ( http://goo.gl/ndvwq ).
 
 

 

Alessandro SIlva

Alessandro SIlva

Palestrante

Alessandro SIlva é pós-graduado em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pelo NCE/UFRJ e graduado em Informática com Ênfase em Análise de Sistemas.

Possui certificações LPIC, Novell Certified Linux Administrator e Data Center Technical Specialist. Participou do programa de migração para Software Livre do Governo Federal, no
Exército Brasileiro, e coordenou a formação de 60 mil pessoas em tecnologias abertas em Duque de Caxias/RJ.

É idealizador do FSLDC, LinuxinRio e recentemente do AgendaLivre.org.

Foi membro da equipe de Administradores de Sistemas Linux da HostGator Brasil e, atualmente, é SysAdmin da Revista Espírito Livre e Analista Linux
Nível 3 do Centro de Excelência na Todo! Soluções em Tecnologia.

 

Eliane Domingos

Eliane Domingos

Palestrante

Eliane Domingos é empresária, sócia administradora da EDX Treinamento e Consultoria em Informática, Diretora Administrativa e Financeira da ALTA (Associação Libre de Tecnologias Abertas) e Membro da TDF (The Document Foundation). Presta serviços especializados de Consultoria, Treinamento e Suporte em LibreOffice e Ubuntu. Organizadora do FLISOL RJ 2011 e atualmente ajudando na organização do Hackn Rio.

Colaboradora Voluntária da Comunidade LibreOffice Projeto Internacional e SL-RJ. Colaboradora da Revista Espírito Livre http://www.revista.espiritolivre.org

Pedro Rezende

Pedro Rezende

Palestrante

Pedro Rezende é consultor em criptografia e segurança computacional para empresas, órgãos públicos, legisladores, operadores do Direito e agências de fomento científico no Brasil, Assessor especial da Presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para assuntos internacionais relativos a propriedade imaterial e software livre (2005), Coordenador e professor, desde 1997, do Programa de Extensão em Criptografia e Segurança Computacional na UnB, o primeiro a oferecer no Brasil (2003) curso de programação para Infraestruturas de Chaves Públicas.

Autor de muitos artigos e ensaios sobre criptografia, segurança na informática, evolução dos vírus digitais e programas maliciosos, sobre software livre e revolução digital.

Jansen Sena

Jansen Sena

Palestrante

Jansen Sena possui mestrado acadêmico em Segurança de Redes e Administração de Sistemas Unix pelo Instituto de Computação da Unicamp. Trabalha com ambientes GNU/Linux há mais de 10 anos e possui certificações LPI (Linux Professional Institute) e ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Ativista do movimento de software livre, Jansen foi sócio-fundador da Comunidade SOL Software Livre, ONG criada no Norte do Brasil para disseminar a utilização e desenvolvimento de software livre, sendo a responsável pela realização do ESLAM(Encontro de Software Livre do Amazonas).

Palestrante com participação nos principais eventos de software livre do País, Jansen é colaborador, desde 2000, da Revista PC&CIA onde publica mensalmente artigos técnicos envolvendo administração de sistemas GNU/Linux, segurança de redes e soluções em software livre mantendo ainda, na mesma publicação, a coluna "Segurança High-tech".

É instrutor e consultor de soluções de segurança e administração de sistemas Unix, e professor universitário ministrando cursos de graduação e pós-graduação em universidades públicas e privadas.

Deivi Lopes Kuhn

Deivi Lopes Kuhn

Palestrante

Deivi Lopes Kuhn, Economista, pós-graduado em Administração de Redes Linux, funcionário do SERPRO e sócio-fundador da Associação de Software Livre. Apoiador do movimento de software e cultura livres, já colaborou com vários projetos e eventos, como Fórum Internacional de Software Livre e o Flisol no Distrito Federal.

No SERPRO já foi líder de projetos de desenvolvimento, coordenador do Programa SERPRO de Software Livre e secretário executivo do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal. Atualmente é Gerente do Projeto de Padrões e Dados Abertos no SERPRO, atuando em entidades de padronização como a ABNT e ISO e na Infraestrutura Nacional de Dados Abertos.

Marcelo Branco

Marcelo Branco

Palestrante

Marcelo D'Elia Branco é consultor para sociedade da informação e também ocupa o cargo de professor honorário da Cevatec, além de ser membro do Conselho científico do programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha.

Ele foi coordenador do projeto Software Livre Brasil, através do qual também coordenou o Fórum Internacional de Software Livre.

Também foi diretor do Campus Party Brasil por três anos. Deixou estas duas funções para se dedicar à coordenação de campanha nas redes sociais da candidata Dilma Rousseff do PT nas eleições 2010 do Brasil.

Roberto Ierusalimschy

Roberto Ierusalimschy

Palestrante

Roberto Ierusalimschy é o principal projetista da linguagem de programação Lua e autor do livro Programming in Lua e Programming in Lua, Second Edition. Roberto é pós-doutor pela Universidade de Waterloo e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde trabalha na área de Linguagens de Programação.

Dado Sutter

Dado Sutter

Palestrante

Dado Sutter é um dos autores do eLua (Embedded Lua).

Christiano Anderson

Christiano Anderson

Palestrante

Christiano Anderson trabalha com desenvolvimento Web a mais de 15 anos, acompanhou toda bolha da internet e contribuiu com diversos projetos livres. Sua especialidade é Python, Django, NoSQL (MongoDB) e gestão de conteúdo com algum CMS livre como WordPress, Joomla ou Drupal. Atualmente é coordenador de projetos na Gonow, além de manter um blog sobre gastronomia, o Rangando.

Eriberto Mota

Eriberto Mota

Palestrante

João Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Coordenador e professor da Pós-graduação em Software Livre na Universidade Católica de Brasília (UCB) e professor da Pós-graduação em Perícia Digital (UCB). Professor da Pós-graduação em Gestão de Segurança da Informação na Universidade de Brasília (UnB).

Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (2ª edição em 2007) e Análise e controle de tráfego em redes TCP/IP (em andamento). Líder do Projeto HLBR (hlbr.sf.net) e desenvolvedor em outros projetos. Mantenedor Debian, empacotando diversos programas. Membro do time de Forense do Debian.

Erlon Pinheiro

Erlon Pinheiro

Palestrante

Erlon Sousa Pinheiro é especialista em Ambiente Internet, professor da Faculdade Integrada do Ceará (www.fic.br), profissional certificado LPIC-1 e LPIC-2, ITIL V3 Foundation, Novell Data Center Technical Specialist e Novell Certified Linux Administrator.

Sócio Diretor da F13 Tecnologia, empresa cearense especializada em soluções com software livre, usuário Linux desde 1995, foi instrutor certificado Conectiva Linux, membro dos projetos Debian-CE e PSL-CE, tradutor da documentação oficial do projeto LTSP.

Contribui com o projeto KyaPanel, apresentou palestras nos eventos: 10o. Fisl, I e II FCSL, I Ensol, II EPSL, Flisol 2005 e 2006, IV Secomp FLF, 11a. Infosol, 1a. Secomp-Uva, etc.

Jomar Silva

Jomar Silva

Palestrante

Jomar Silva (a.k.a. Homembit) é Engenheiro Eletrônico, Diretor Geral da ODF Alliance Latin América e membro do OASIS ODF TC, comitê internacional que desenvolve o padrão ODF. Atualmente integra a equipe de Software Livre da Cobra Tecnologia. Foi coordenador do grupo responsável pela adoção do ODF como norma brasileira na ABNT (NBR ISO/IEC 26.300), representou o Brasil no BRM do OpenXML em Genebra na Suíça e tem trabalhado internacionalmente na defesa e divulgação de padrões abertos. Contribui com o desenvolvimento dos projetos Apache OpenOffice e Libre Office.

Júlio Neves

Júlio Neves

Palestrante

Julio Cezar Neves trabalha com Unix desde 1980, quando fez parte da equipe que desenvolveu o SOX, sistema operacional UnixLike, da Cobra Computadores. Atualmente é Analista de Suporte de Sistemas e professor universitário.

Engenheiro de produção da UFRJ, pós-graduado em informática pelo IBAM, Analista de Suporte de Sistemas desde 1969. Ex-diretor de Informática do IplanRIO, que é o órgão de TI da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Seu trabalho publicado mais importante, é como autor do livro Programação Shell Linux, que está em sua 7ª edição, e também tem uma coluna na revista Linux Magazine.

Grande apreciador de uma cerveja gelada (recomendações médicas).

Marlon Dutra

Marlon Dutra

Palestrante

Marlon Dutra trabalha com tecnologia da informação, mais precisamente com Linux, desde 1996, quando surgiram os primeiros provedores comerciais de Internet no Brasil. Desde então, vem trabalhando com servidores Unix e planejamento de redes corporativas, cobrindo segurança e roteamento.

É diretor da Propus Informática, empresa especializada em servidores corporativos e serviços de voz sobre IP, e ex-presidente do Fórum Internacional Software Livre. Fora da área de tecnologia, Marlon também é piloto privado de avião em formação e fotógrafo por hobby.

 

Paulino Michelazzo

Paulino Michelazzo

Palestrante

Paulino Michelazzo trabalha com Internet desde 1995 na arquitetura, criação e desenvolvimento de portais, websites e gestão de conteúdo. Após um período na ONU, retornou ao Brasil e fundou a Fábrica Livre, a primeira empresa brasileira especializada em ferramentas de CMS livres onde atendeu USP, Rede Record, Rede RBS, McDonald's, Rede Globo, Odebrecht e Gizmodo.

Atuando fortemente com Software Livre, é consultor independente nas ferramentas Drupal e Joomla! com as quais desenvolve projetos e treinamentos em todo o país. Co-autor de 3 livros sobre Internet e Software Livre, é palestrante costumeiro em eventos de tecnologia e colunista das revistas Wide, Espírito Livre e Drupal Watchdog.

Sérgio Amadeu

Sérgio Amadeu

Palestrante

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). Consultor de Comunicação e Tecnologia, atualmente é professor da Universidade Federal do ABC.

Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005).

Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: "Exclusão Digital: a miséria na era da informação" e "Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento".

Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet.


Design por Jayme Ayres